Como Usar Perfume?

Como Usar Perfume?

Um bom perfume é um dos fatores que permite identificar um cavalheiro - e isso não deve se restringir à borrifada de perfume que você dá ao sair pra jantar, mas, sim, o dia todo e em qualquer lugar.

A primeira coisa a ser levada em conta quando você vai comprar um perfume é em qual momento vai usá-lo. Você deve ter em mente que, quanto mais cedo, mais fresco deve ser o perfume, pois a pungência de alguns nem sempre é bem-vinda no trabalho. “A fragrância para o trabalho deve ser a extensão do banho”, diz Andreia Miron, coordenadora do curso de pós-graduação em Perfumaria da Faculdade Santa Marcelina. "Quanto mais cedo for, mais fresco o perfume – ainda que isso signifique aplicá-lo mais vezes ao longo do dia".

Por outro lado, em uma festa, o ideal é que a fragrância dê identidade à pessoa. “Por isso, a escolha pode ter mais pungência”. Pode-se inclusive combinar essa personalidade com a roupa e ocasião, mas a durabilidade, em qualquer caso, precisa ser maior. 


Uma dica para não errar é evitar o perfume gourmand, geralmente com toques abaunilhados ou de chocolate. Esses aromas mais ligados ao paladar podem se tornar enjoativos com mais facilidade em locais pequenos de convívio e nem sempre é bem-vindo.


As marca de alta costura, como você já deve saber, tentam traduzir ao pé da letra o seu conceito  e estilo na escolha olfativa. Se você é fiel àlguma, pode ser feliz na escolha de um perfume da mesma origme. Mas cuidado com a embalagem: elas não dão a dimensão exata do que é o perfume. “Nem sempre o que a gente vê é o que se quer”.
 

 

Se você usa o mesmo perfume desde que era adolescente, alerta: já passou da hora de mudar. "Marcas que se consolidaram nesta época se tornam agora um produto de iniciação no mundo do perfume", diz Andreia. Além disso, não é cool ter uma identidade olfativa já facilmente reconhecida por todo mundo. “Hoje os lançamentos não ganham expressão como tinha antigamente”, diz Andreia. E, convenhamos, ao logo de duas décadas você já deve ter se aprimorado olfativamente.

Parfum - é o produto mais puro, feito de 15% a 40% de óleos aromáticos. É muito poderoso para ser borrifado, então aplique apenas gotas. Mas é raro encontrar perfumes masculinos com essa potencia. Permanece na pele por até sete horas.
Eau de parfum – durabilidade de quatro a seis horas. Mais usado na Europa, onde o clima é mais frio em grande parte do ano, tem de 10% a 15% de óleos aromáticos.
Eau de toilette – com cerca de duas horas de duração, tem de 5% a 10%.
Água de colônia – com 5% ou menos de óleos essenciais, dura de uma hora a 40 minutos.

Veja mais

Por que o sol faz mal?

Por que o sol faz mal?

Como usar o perfume do jeito certo?

Como usar o perfume do jeito certo?

Máscara confortável, segura e que combina com qualquer um de seus looks!

Máscara confortável, segura e que combina com qualquer um de seus looks!